
As associações de futebol de Braga (AF Braga) e de Viana do Castelo (AF Viana do Castelo) foram distinguidas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que reconheceu o “mérito e excelência” dos seus 29 sócios durante o ano de 2018.
Numa cerimónia realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras, esta quinta-feira, antes do habitual jantar de Natal, a AF Braga foi galardoada pela promoção do futebol, devido à menor desistência de atletas (absoluto) e ao mérito na relação com o poder local, graças ao número de protocolos estabelecidos. Já à AF Viana do Castelo foi reconhecido mérito no incentivo à arbitragem, devido ao seu programa de apoio à arbitragem feminina.

Foto: Divulgação
A FPF reconheceu os projetos dos seus 29 sócios e que mais se destacaram ao longo do ano de 2018, em áreas tão diferentes como o desenvolvimento desportivo ou a responsabilidade social.
Lista dos premiados:
AF Algarve: Maior número de treinadores de futsal (relativo)
AF Angra do Heroismo: Mérito na Responsabilidade Social – Programa: Uma Peça de Fruta Um Golo
AF Aveiro: Maior número de cursos de treinador de futebol e futsal organizados (absoluto) e Mérito no apoio aos associados – Programa de apoio para melhoria das infraestruturas desportivas dos clubes.
AF Beja: Maior Crescimento de clubes filiados (relativo) e Mérito na Inovação – Programa: Futsal nas escolas do 1º ciclo
AF Braga: Menor desistência de atletas (absoluto) e Mérito na relação com o poder local: Protocolos de cooperação desportiva
AF Bragança: Maior número de formandos no curso de dirigentes (relativo)
AF Castelo Branco: Maior número de treinadores de futebol (relativo) e Mérito na Investigação e Universidades – Projeto: Futebol com Ciência
AF Coimbra: Maior crescimento de árbitros (absoluto)
AF Évora: Maior crescimento de praticantes sénior (relativo) e Mérito na Comunicação e Marketing – Projeto AF Évora TV
AF Guarda: Mérito na Responsabilidade Social – Liga Bom Futebol
AF Horta: Mérito no Desporto Adaptado – Encontro de Futsal adaptado
AF Leiria: Maior crescimento de atletas de futebol de praia (relativo) e Mérito no apoio aos associados – Programa de apoio aos associados.
AF Lisboa: Maior crescimento de praticantes nos escalões informais femininos (absoluto)
AF Madeira: Mérito na relação com o poder local – Promoção da prática do futebol na Madeira
AF Ponta Delgada: Maior taxa de participação de clubes filiados no processo de certificação e Mérito no Desporto Adaptado – Pessoas com deficiência intelectual
AF Portalegre: Maior crescimento de atletas femininas (relativo) e Mérito na Responsabilidade Social: encontro multidesportivo adaptado
AF Porto: Maior Crescimento de atletas federados (absoluto e relativo) e Maior Crescimento de clubes filiados (absoluto)
AF Santarém: Mérito na igualdade – Programa “Bora Lá Meninas”
AF Setúbal: Maior crescimento de atletas de futebol de praia (absoluto)
AF Viana do Castelo: Mérito no Incentivo à Arbitragem – Programa de apoio à arbitragem feminina.
AF Vila Real: Mérito no apoio aos associados – Programa de apoio aos clubes.
AF Viseu: Maior crescimento de praticantes nos escalões informais femininos (relativo)
Associação Nacional de Dirigentes de Futebol e Futsal – ANDIF: Mérito na Formação – Programa nacional de formação de dirigentes.
Associação Nacional de Enfermeiros Desportivos e Massagistas do Futebol – ANEDAF: Mérito na Formação – Programa regular de formação e especialização.
Associação Nacional de Médicos do Futebol – AMEF: Mérito na Formação – Congresso Internacional: Football is Medicine
Associação Nacional dos Treinadores de Futebol – ANTF: Mérito na Formação – Programa regular de formação contínua para treinadores.
Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol– APAF: Mérito na Responsabilidade Social – Projeto Arbitragem no Bairro
Liga Portugal: Mérito na Responsabilidade Social – Fundação do Futebol
Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol SJPF: Mérito na Responsabilidade Social – Projetos: Spin, Golo, Semana contra o Racismo.
