Redes Sociais

Futebol

EURO 2020 (sorteio): Portugal em grupo reduzido e defendido pelo ‘play-off’ – Os potes e as datas

Foto: DR

A seleção portuguesa de futebol, detentora do título, já sabe que vai ter um grupo reduzido na qualificação para o Europeu de 2020 e também que, se tudo correr pelo pior, terá sempre um ‘play-off’ para se salvar.

A vitória no Grupo 3 da Liga A da recém-criada Liga das Nações, sem Cristiano Ronaldo, e consequente apuramento para a ‘final four’, que Portugal vai organizar em junho de 2019, valeram estas duas ‘conquistas’ ao conjunto de Fernando Santos.

O sorteio da fase de qualificação, que apura para a fase final os dois primeiros de cada um dos 10 grupos, não será, porém, uma ‘formalidade’ e muito por culpa da Alemanha, que claudicou da Liga das Nações e, por isso, ficou fora do lote de cabeças de série, sendo o grande ‘problema’ para as equipas com esse estatuto.

Portugal é uma delas, pelo que tem 10% de hipóteses de vir a medir forças com a ‘Mannschaft’ na fase de apuramento, o que, a acontecer, reeditaria as fases de qualificação para os mundiais de 1986 (1-2 em casa e 1-0 fora) e 1998 (0-0 em casa e 1-1 fora).

O derradeiro duelo com os germânicos numa fase de apuramento representa, precisamente, a última vez que Portugal falhou uma fase final: depois disso, qualificou-se para nove consecutivas e ainda esteve, como anfitrião, no Euro2004.

Entre os ‘tubarões’ do futebol do ‘velho continente’, a Alemanha, campeã mundial em 1954, 74, 90 e 2014 e europeia em 1972, 80 e 96, é, no entanto, o único que se pode atravessar no caminho da formação das ‘quinas’.

No mesmo pote de Portugal estarão Inglaterra, Holanda e Suíça, as outras vencedoras dos grupos da Liga A da Liga das Nações, mais França, Espanha, Bélgica, Croácia e os dois adversários na novel prova da UEFA, a Itália e a Polónia.

A seleção lusa está, com a exceção alemã, fora da rota das melhores seleções da Europa, mas também já sabe que não encontrará as que são, teoricamente, as piores, as do Pote 6, a Letónia, o Liechtenstein, Andorra, Malta e São Marino.

O grupo do detentor do troféu poderá ser A, B, C ou D, tal como sucede com Suíça, Holanda e Inglaterra, para que possam folgar na terceira e quarta jornadas de apuramento, entre 07 e 11 de junho de 2019, e disputar a ‘final four’ da Liga das Nações, a 05, 06 e 09, no Porto e Guimarães.

Assim, os vencedores do Europeu de 2016 ficarão num grupo de cinco seleções, sendo que, no Pote 2, a Alemanha está acompanhada por outras formações ‘perigosas’, como a Suécia e Dinamarca e a Rússia, anfitriã do Mundial de 2018.

A Islândia, a Bósnia-Herzegovina, que Portugal já bateu em dois ‘play-offs’, a Ucrânia, a Áustria, o País de Gales, de Gareth Bale, e a República Checa são os outros integrantes.

Quanto ao Pote 3, a Sérvia será um dos adversários mais complicados, num lote que inclui Eslováquia, Turquia, República da Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Noruega, Finlândia, Bulgária e Israel.

No quatro pote da hierarquia está talvez a maior ‘besta negra’ da história da formação das ‘quinas’, a Grécia, que, em 2004, em pleno Estádio da Luz, negou a Portugal o título europeu, ao bater o ‘onze’ de Luiz Felipe Scolari por 1-0, na final.

Junto aos gregos estão Hungria, Roménia, Albânia, Montenegro, Chipre, Estónia, Eslovénia, Lituânia e Geórgia.

Do Pote 5 sairá um último adversário para Portugal, entre Macedónia, Kosovo, Bielorrússia, Luxemburgo, Arménia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Gibraltar e Ilhas Faroé.

Quaisquer que sejam os adversários, a formação das ‘quinas’ já sabe que terá de ficar num dos dois primeiros lugares para ter acesso direto à fase final. Se for terceiro, quarto ou quinto, disputará um ‘play-off’.

A Inglaterra, a Suíça e a Holanda estão em situação idêntica e são, presentemente, os potenciais adversários lusos no ‘play-off’. Se estas seleções se qualificarem diretamente, terão uma última oportunidade, por ordem do ‘ranking’, as que falharem o apuramento.

O sorteio da fase de qualificação para o Europeu de 2020, que se disputará em 10 jornadas, de 21 de março a 19 de novembro de 2019, com o ‘play-off’ entre 26 e 31 de março de 2020, realiza-se no domingo, em Dublin.

Os potes para o sorteio e as datas da fase de qualificação para o Europeu de 2020:

Potes

Cabeças de série

Pote Liga das Nações: Suíça, Portugal, Holanda e Inglaterra (x).

Pote 1: Bélgica, França, Espanha, Itália, Croácia e Polónia.

Não cabeças de série

Pote 2: Alemanha, Islândia, Bósnia-Hersegovina, Ucrânia, Dinamarca, Suécia, Rússia, Áustria, País de Gales e República Checa.

Pote 3: Eslováquia, Turquia, República da Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Noruega, Sérvia, Finlândia, Bulgária e Israel.

Pote 4: Hungria, Roménia, Grécia, Albânia, Montenegro, Chipre, Estónia, Eslovénia, Lituânia e Geórgia.

Pote 5: Macedónia, Kosovo, Bielorrússia, Luxemburgo, Arménia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Gibraltar e Ilhas Faroé.

Pote 6: Letónia, Liechtenstein, Andorra, Malta e São Marino.

(x) – Ficam nos grupos A, B, C e D, que serão constituídos por cinco formações.

Datas

1.ª jornada: 21 a 23 de março de 2019.

2.ª jornada: 24 a 26 de março.

3.ª jornada: 07 e 08 de junho (y).

4.ª jornada: 10 e 11 de junho (y).

5.ª jornada: 05 a 07 de setembro.

6.ª jornada: 08 a 10 de setembro.

7.ª jornada: 10 a 12 de outubro.

8.ª jornada: 13 a 15 de outubro.

9.ª jornada: 14 a 16 de novembro.

10.ª jornada: 17 a 19 de novembro.

Sorteio ‘play-off’: 22 de novembro.

Sorteio da fase final: 01 de dezembro.

Meias-finais ‘play-off’: 26 a 28 de março de 2000.

Finais dos ‘Play-off’: 29 a 31 de março.

Fase final: 12 de junho a 12 de julho.

(y) – As seleções dos grupos A a D folgam, para disputarem a ‘final four’ da Liga das Nações, no Porto e Guimarães, em Portugal, a 05 e 06 de junho (meias-finais) e 09 (terceiro e quarto lugares e final).

Comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Futebol