Redes Sociais

I Liga

Quatro dos 50 melhores treinadores da atualidade têm o SC Braga no currículo

Foto: FourFourTwo

Abel Ferreira, Sérgio Conceição, Paulo Fonseca e Leonardo Jardim são quatro dos cinco técnicos portugueses que integram a lista dos 50 melhores treinadores da atualidade, elaborada pela revista britânica “FourFourTwo”, soube-se (por completo) esta terça-feira. Em comum, têm a ligação ao SC Braga, clube pelo qual têm passado alguns dos melhores treinadores portugueses, como estes, e, ainda, Jorge Jesus, que, este ano, não teve o destaque de outras épocas.

Abel Ferreira, atual timoneiro dos ‘arsenalistas’, é o 44.º da lista, e Sérgio Conceição, campeão nacional no FC Porto, que, entre outros, também passou pelo Vitória SC, é o 33.º, conforme foi revelado na semana passada, altura em que foram divulgados os últimos vinte nomes da lista.

Esta semana, foram anunciados os restantes trinta, de onde ressaltam os nomes de Leonardo Jardim, que saiu do Mónaco há poucas semanas, e que, em 12.º lugar, é visto como o melhor treinador português da atualidade, e Paulo Fonseca, que serve agora o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e que é considerado o 23.º melhor, para a revista, dois lugares à frente do outro português, o Special One José Mourinho.

Eis os destaques da lista:

Foto: FourFourTwo

Abel Ferreira – “Promovido das reservas do SC Braga à primeira equipa em abril de 2017, o antigo lateral do Sporting rapidamente se afirmou como um dos mais promissores treinadores jovens da Europa. Admirado pela sua versatilidade tática, devoção pela alta intensidade e substituições que mudam o jogo, acabou a época 2017/2018 em grande estilo e começou a nova época ainda melhor, assumindo a liderança da liga com o Benfica, à frente do FC Porto e Sporting, com sete jornadas disputadas”. – Mikael Yohkin, FourFourTwo

Sérgio Conceição – “É uma pequena curiosidade que Marco Silva tenha rejeitado a oportunidade de treinar o FC Porto no verão de 2017 – os requisitos eram fazer 100 milhões de euros com a venda de jogadores e conquistar a I Liga “de volta” do Benfica. Conceição agarrou o desafio com ambas as mãos a a sua atitude positiva – reflectida na brava, dura e ofensiva equipa – transformou o clube que tinha passado quatro anos no desânimo de não conquistar qualquer troféu. Os seus ‘dragões’ mostraram bravura na Europa, também, independentemente do adversário” – Andy Brassell, FourFourTwo

Foto: FourFourTwo

Paulo Fonseca – Seria uma heresia sugerir que o ‘grande’ Mircea Lucescu tem um concorrente como melhor treinador de sempre do clube, mas [Paulo] Fonseca fez quase o impossível ao substituir essa lenda com distinção. Após o choque da eliminação com o Young Boys na qualificação para a Liga dos Campeões, poucas semanas de assumir o comando da equipa, em 2016, [Paulo] Fonseca ofereceu sucessivas dobradinhas mais o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, apesar de ver o orçamento cortado e de continuar a jogar fora de Donetsk” – – Andy Brassell, FourFourTwo

Foto: FourFourTwo

Leonardo Jardim – “Esta época foi a mais dura de Leonardo Jardim no Mónaco, que acabou com o seu despedimento, mas isso não deve pôr em causa o que ele conseguiu durante a primeira metade do ano – e, mais ainda, durante o tempo anterior. O equânime de 44 anos operou um pequeno milagre ao conduzir o Principado ao vice-campeonato, em 2017/2018, apesar das vendas de Mendy, Bakayoko, Bernardo Silva e Mbappé, antes do arranque da época. A política de compra e venda do Mónaco perdeu o vapor, mas a cotação de Leonardo Jardim mantém-se alta graças ao trabalho imenso que fez durante quatro anos e meio no cargo. Não lhe faltaram admiradores quando lhe voltarem a aparecer novas propostas de topo” – James Eastham, FourFourTwo.

Pep Guardiola, do Manchester City, foi eleito o melhor treinador da atualidade, seguido por Zinedine Zidane (ex-Real Madrid) e Diego Simeone (Atlético de Madrid).

Foto: FourFourTwo

A lista completa pode ser consultada no site da FourFourTwo.

Comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais I Liga