Redes Sociais

I Liga

Viana reconheceu os seus: Trincão, do SC Braga, foi um deles

Foto: DR

O médio do Sporting Clube de Braga Francisco Trincão, com 20 anos, recebeu, na sexta-feira, o Prémio de Atleta Revelação do Ano 2018, atribuído pela Câmara de Viana do Castelo, durante a terceira edição da Gala do Desporto daquela cidade.

Trincão, que não esteve presente para receber o prémio conquistou, em 2018, ao serviço da seleção portuguesa de futebol sub-19, o título europeu ao vencer, na final do torneio realizado na Finlândia, a Itália por 4-3.

Natural de Viana do Castelo, Trincão foi o melhor marcador do campeonato da Europa com cinco golos. O médio começou a jogar no Sport Clube Vianense, passou pelo Futebol Clube do Porto, pelo Palmeiras, e está, atualmente ao serviço do Sporting de Braga.

Na cerimónia de atribuição dos galardões, que juntou cerca de 700 pessoas, o prémio Atleta Revelação Feminina do Ano 2018 foi entregue à surfista Marta Jordão Paço, de 14 anos.

Em dezembro último, ainda com 13 anos, a jovem, cega de nascença, conquistou a medalha de bronze no mundial de surf adaptado, nos Estados Unidos.

No último domingo, a atleta do Surf Clube de Viana foi homenageada, pela autarquia, com o título de Cidadã de Mérito de Viana do Castelo, transformando-se na “mais nova personalidade da história”, da cidade a receber aquele galardão.

O campeão do mundo de canoagem Sérgio Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi distinguido com o Prémio Atleta do Ano de 2018, depois de na primeira Gala do Desporto ter recebido o galardão de Atleta Revelação Masculino, relativo à época desportiva de 2016.

Em setembro 2018, Sérgio Maciel, com 20 anos, conquistou a medalha de ouro, em C1, no mundial de maratona que decorreu na Vila de Prado, distrito de Braga.

Em 2017, o canoísta sagrou-se vice-campeão do mundo, na África do Sul, acumulando vários pódios europeus e mundiais nos escalões de júnior e sub-23.

Em 2016, Sérgio Maciel ficou conhecido por um gesto de ‘fair play’ que lhe valeu o Prémio de Ética no Desporto, atribuído pelo Comité Olímpico Português.

O jovem, então com 18 anos, ao aperceber-se que um colega de equipa não tinha cruzado devidamente a meta, esperou por ele dando-lhe a vitória.

A bilharista Vânia Franco, atleta do Futebol Clube do Porto, recebeu o Prémio de Atleta do Ano-Feminino. Em 2018, sagrou-se campeã da Europa na variante pool do bilhar, numa prova que se realizou na Holanda.

O Prémio Dirigente do Ano foi atribuído ao presidente da Escola Desportiva de Viana (EDV), Rui Silva e o de Treinador do Ano a Américo Castro, do Darque Kayak Clube.

Com o prémio Equipa do Ano, o júri distinguiu o plantel de futsal feminino do Santa Luzia Futebol Clube, que disputa o campeonato nacional da primeira divisão.

O Prémio Associação Desportiva/Clube do Ano foi entregue à Associação Desportiva de Barroselas.

Já a Homenagem do Município, que distingue uma personalidade pelos serviços prestados ao desporto de Viana do Castelo, foi atribuída pelo presidente da Câmara, José Maria Costa, a Albino Negrão Antunes, que se dedicou ao ciclismo no Grupo Desportivo de Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo.

A Associação de Columbofilia do distrito de Viana do Castelo recebeu o Prémio Especial do Município.

Além destas distinções, foram homenageados mais de 162 atletas que, em diferentes modalidades, se sagraram campeões em 2018. Entre eles, contam-se um campeão do mundo, cinco europeus, 101 nacionais, de 17 clubes de Viana do Castelo, 12 universitários e 36 do desporto escolar, esta última categoria distinguida pela primeira vez.

Comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais I Liga